top of page

Passeios

01

O passeio clássico de Dresden não poderia ser outro: a Altstadt, o centro histórico da cidade. Considerada a "pérola barroca do Elba", Dresden impressiona pelas suas construções grandiosas e magníficas, como a famosa Igreja de Nossa Senhora, o Castelo Residencial, a Ópera Semper e o deslumbrante Zwinger - todos reconstruídos após o bombardeio de Dresden de forma fiel às construções originais. O passeio guiado pelas ruas do centro histórico costuma durar de 2 a 3 horas, passando por toda história, pelas melhores vistas, recantos escondidos, com muitas dicas para se aproveitar a cidade.

 

Para aqueles que quiserem continuar desbravando a bela Dresden, a ponte Augusto convida a um passeio pelo bairro de Neustadt, na outra margem do Elba. Parte histórica, parte moderna, Neustadt é o coração pulsante da cidade, com bares, boutiques, arte e muito movimento nas ruas de jovens e cidadãos comuns. Aqui fica um dos pontos mais curiosos de Dresden, a Kunsthofpassage, com suas arquitetura única, artística e absolutamente surpreendente. A famosa e belíssima"Pfunds Molkerei", presente no Guiness Book como a leiteria mais bonita do mundo, também pode ser visitada e apreciada, não apenas pela degustação de queijos e outros produtos deliciosos fabricados na própria loja, mas principalmente pelos seus azulejos pintados a mão que recobrem completamente a loja dando um efeito impressionante! 

 

O tour completo pelos dois bairros pode ser feito completamente a pé ou com uso de transporte público ou táxi em alguns trechos e leva em torno de 5 a 6 horas. 

02

O Großer Garten é o maior parque e o coração verde da cidade. Próximo ao centro histórico e com muitas opções de lazer é uma ótima pedida para quem quer desfrutar da cidade como um autentico cidadão local. O Palácio Großer Garten, a mais antiga construção barroca da cidade, marca o ponto central desses 2 km² de área verde. Um passeio de maria-fumaça pelo parque é o ideal para quem quer conhecer um pouco mais deste parque de forma confortável e agradável. Bier Gartens (Jardins de cerveja), lagos, passeios de barco, restaurantes, cafés, são algumas das atracões que o parque oferece. 

 

Incluída no passeio pelo Großer Garten está a visita a "Gläsernen Manufaktur" - a Fábrica de Vidro da Volkswagen. O nome é uma referencia à sua arquitetura moderna, toda feita em vidro e ao seu conceito de transparência. Atualmente o modelo fabricado pela Fábrica de Vidro da VW é o e-Golf, um dos carros mais populares da marca na sua versão elétrica. Já na área de visitantes é possível se descobrir várias informações sobre esta nova tecnologia, além de se conhecer de perto vários protótipos experimentais incríveis que não são comercializados pela marca. A fábrica oferece tours guiados em várias línguas (em português ainda não) que podem ser agendados diretamente no site da empresa (https://www.glaesernemanufaktur.de/en/).

 

O tour pelo parque e a visita à área de visitantes da fábrica tem uma duração mínima de 3 horas que pode ser estendida por quem deseja aproveitar mais do parque.

03

A ponte Blaues Wunder, o Milagre Azul, é um dos mais conhecidos cartões portais de Dresden. Ela liga dois bairros nobres da cidade onde se pode apreciar a típica arquitetura alemã em belíssimas vilas, mansões e casario construídos desde o século XVI até os dias de hoje. Junto à ponte, além de vários restaurantes e "Biergartens", onde se pode saborear uma boa cerveja local ou um prato típico da região com uma bela vista, existe também um dos teleféricos mais antigos do mundo ainda em funcionamento. O teleférico serve até hoje como meio de transporte para os moradores do bairro alto, além de levar turistas do mundo todo a um mirante onde se pode contemplar toda a cidade de Dresden. O visual é deslumbrante!

04

Afastado do centro cidade, em meio a um cenário bucólico junto ao rio Elba, fica o inusitado Castelo de Pillnitz, em estilo barroco com influencia oriental. São 3 magníficas construções que hoje servem de museus para diversas exposições. O ponto alto deste passeio, no entanto, são os jardins e bosques que rodeiam este castelo, extremamente bem preservados, com imensa variedade de plantas e cheios de segredos a serem descobertos.

Uma boa maneira de se chegar a este castelo é em um tranquilo passeio de barco a vapor saindo do centro histórico de Dresden e percorrendo vários quilômetros de belíssimas paisagens com castelos, vinhedos e natureza exuberante. 

Para o passeio de barco e a visita guiada pelos jardins, o tempo estimado é de pelo menos 5 horas. 

05

A antiga capital da Saxônia, Meissen, é uma charmosa cidade que encanta todos que chegam aqui. As ruas tortuosas do seu bem preservado e simpático centro histórico levam ao ponto mais importante da antiga capital: o Castelo Albrechtsburg e a Catedral Gótica. Situados no alto, com uma bela vista para cidade e para o rio, o castelo e a catedral dominam a silhueta da pequena cidade. Meissen é conhecida pelas suas muitas vinícolas e por sua tradição e excelência na fabricação de vinhos. Uma vez por ano, na tradicional festa do vinho, é possível se provar o famoso Federweisser, o vinho fresco, especialidade da região. 

A pequena e bela cidade é ainda conhecida internacionalmente por ser o berço de uma das melhores porcelanas do mundo, a porcelana de Meissen - o ouro branco da Saxônia - sinônimo de excelência e bom gosto. A fábrica, que existe desde o início do século XVIII, é aberta à visitação e recebe milhares de visitantes de todo o mundo fascinados pela perfeição de suas pecas. 

O passeio completo, incluindo a visitação à fábrica de porcelana de Meissen, leva em torno de 6 horas saindo e voltando a Dresden. 

06

Histórica e moderna, Leipzig, a maior cidade da Saxônia, é uma cidade impressionante! Seu centro histórico, cheio de vida, guarda muitos segredos - da antiga e interessante universidade Alma Mater, com sua construção futurística e por onde já passaram várias personalidade de renome, à igreja Thomaskirche, onde Johan Sebastian Bach trabalhou a maior parte da sua vida e está hoje enterrado; das pregações de Martinho Lutero durante a reforma protestante à revolução pacífica contra o regime socialista na década de 80. Bach, Goethe, Lutero e até Angela Merkel são apenas algumas da ilustres figuras da história alemã que já passaram por aqui. 

Além do centro histórico, quem vem a Leipzig não pode deixar de visitar o incrível Monumento da Batalha das Nações, uma construção grandiosa no local onde aconteceu uma das maiores e mais sangrentas guerras da Europa envolvendo pelo menos 8 nações e um marco importante para o fim do periodo napoleônico. 

Festung Königstein - Suíça Saxônica

07

O Festung Königstein - a Pedra do Rei, é uma fortaleza próxima a Dresden localizada no Parque Nacional da Suíça Saxônica. O forte, construído inicialmente no século XVI, fica a 360 m de altura e oferece vistas de tirar o fôlego de toda região! Ele é constituído por mais de 50 instalações em uma área de quase 10 hectares e permanece intacto apesar dos seus vários séculos de vida. A fortaleza pode ser visitada diariamente, além de sediar vários eventos durante o ano, como o pitoresco "Mercado de Natal Histórico", que acontece sempre em dezembro. 

Para um bate e volta a partir de Dresden, o ideal é um passeio de aproximadamente 5 horas. 

Bastei - Suíça Saxônica

08

O parque nacional Sächsische Schweiz - Suica Saxônica - é uma área de proteção ambiental com cerca de 36 mil hectares junto ao rio Elba, na fronteira com a República Tcheca, com uma paisagem entrecortada por desfiladeiros, mesetas e vales profundos. O parque é conhecido pelas suas muitas trilhas, vistas espetaculares e, claro, por suas formações rochosas excepcionais! Embora no parque existam inúmeras possibilidades de passeios, a sua maior atracão, sem dúvida, é a Bastei, que recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. A Bastei é uma formação rochosa com cerca de 194 metros de altura com passarelas interligando as rochas entre si. A famosa ponte da Bastei oferece vistas incríveis do parque e é considerada a primeira construção da Europa com finalidade meramente turística, tamanha é a beleza dessa região. 

A visita à Bastei pode ser feita a partir de Dresden e o tempo mínimo necessário para o passeio é de 3,5 horas. 

bottom of page