top of page

Museus

Dresden é considerada uma das cidades mais culturais da Alemanha, em parte pelo seu notável conjunto de museus, vários deles de prestígio internacional. Aqui listados, os museus e exposições mais importantes de Dresden e arredores. 

A câmara do testouro
Coleção de Porcelana
Pinacoteca dos Mestres Antigos
Salão da Matemática e da Física
Pinacoteca dos Novos Mestres
Museu 360°
Museu de Pedras e Minerais

Localizada no Castelo Residencial, no centro histórico de Dresden, está a exposição  Grünes Gewölbe, a  magnífica coleção de joias e tesouros da dinastia Wettin. 

Considerada a maior coleção de joias de toda a Europa, com mais de 4 mil peças, a "Grünes Gewölbe" está dividida em duas exposições separadas: a histórica e a nova. A "historisches Grünes Gewölbe (a exposição histórica) consiste na reconstrução das salas do tesouro originais do período barroco. São cerca de 3 mil peças expostas em salas ricamente decoradas, possibilitando ao visitante uma imersão completa na câmara do tesouro de Augusto - o Forte. Já a "neues Grünes Gewölbe" (a parte nova) consiste em mais de mil pecas do tesouro selecionadas para serem expostas com maior destaque, de forma individual, protegidas por vidro e com iluminação apropriada. As salas são neutras, como em um museu moderno, e o destaque são para as joias em si. Nesta parte da coleção se encontram as peças mais

20170720_130521.jpg
Pretiosen Coffe Zeug
Neues_Grünes_Gewölbe_-_Hofstaat_zu_Delhi

famosas, como a semente de cerejeira com mais de 180 rostos esculpidos; o diamante verde de Dresden - um dos maiores diamantes do mundo, com 41 quilates; ou ainda "a corte em Dehli no aniversario do grande Mongol Aurang-Zeb" um tablado com mais de cem miniaturas de pessoas e animais detalhados, cravejados com mais de 5 mil diamantes, esmeraldas, rubis, safiras e pérolas. 

As duas exposições são absolutamente impressionantes e são sem dúvida um dos grandes destaques de Dresden. 

Hofstaat zu Delhi am Geburtstag des Großmoguls Aurang-Zeb

A Coleção de Porcelana de Dresden foi iniciada em 1715 pelo duque da Saxônia e rei da Polônia Augusto - o Forte, um grande entusiasta da porcelana, que chegou a trocar 600 de seus soldados por 151 peças de porcelana da China e Japão. 

Hoje a coleção conta com cerca de 20 mil peças de porcelana de diferentes procedências, destas, cerca de 2 mil estão em exposição  no Palácio Zwinger, no centro histórico de Dresden. A exposição é reconhecida mundialmente e apresenta diversos estilos de obras de diferentes épocas e lugares. Entre elas, porcelanas tradicionais chinesas e japonesas, a famosa porcelana de Meissen, peças modernas, mitológicas, europeias, religiosas, cômicas, altares e muito mais. 

IMG_20190108_205123_403.jpg
P1030510_edited.jpg
20170602_103651.jpg
IMG_20190108_205123_392.jpg

O Salão de Matemática e Física de Dresden foi inaugurado no século XVIII. Mais precisamente, desde 1724 esta exposição se encontra no Zwinger, hoje juntamente com a Galeria dos Mestres Antigos e a Coleção de Porcelana, fazendo do Zwinger um importante museu alemão. 

Esta exposição apresenta diversos artefatos históricos que mostram o desenvolvimento da tecnologia através dos tempos. Alguns dos destaques da coleção são o globo celeste árabe do século XIII, uma máquina de calcular do século XVII que pertenceu a Blaise Pascal e o relógio de órbita fabricado na década de 1560 por ordem da corte de Dresden. Também fazem parte da exposição vários utensílios históricos de uso meteorológico, astronômico, de medição, pesagem, além de grande quantidade de relógios e globos. 

P1010990.JPG
P1010989.JPG
P1010993.JPG
20170720_132751.jpg

A Rüstkammer é uma grande e importante exposição no Castelo Residencial de Dresden com um vasto acervo de armas, armaduras, roupas e pinturas históricas dos séculos XV ao XIX. Além de históricas, as peças são belíssimas, muitas delas ricamente decoradas com ouro, bordados e pedras preciosas, pois eram artigos pertencentes à corte e ao clero desse período, incluindo armaduras cerimoniais, espadas, punhais, adagas, pistolas, escudos, capacetes, montarias, roupas e armaduras infantis, vários itens de vestuário feminino e masculino, além da coroa de Augusto - o Forte, encomendada por ele mesmo no final do século XVII. 

Parte da Rüstkammer  é a chamada "Türckische Cammer", a Camara Turca de Dresden, que abriga a maior e mais importante coleção de arte otomana da Alemanha, uma das mais significativas do mundo fora da Turquia. Em um espaço de 750 metros quadrados estão expostos diversos objetos como vestimentas, armas ornamentadas com pedras preciosas, peças decorativas para montaria, tecidos valiosos e tendas otomanas. São cerca de 600 objetos dos séculos XVI ao XIX e ao contrário do que se poderia imaginar, poucos deles obtidos através de guerra, ao invés disso, foram enviados como presentes ou adquiridos pelos governantes da Saxônia que tinham verdadeiro fascínio pela cultura oriental. Um ponto muito importante nesta coleção é que quase todas as peças trazem com elas suas histórias e procedências, tornando a experiencia da visita ainda mais rica e interessante.

Uma das pecas de maior destaque desta coleção é a tenda otomana do século XVII, com 20 metros de comprimento, 8 metros de largura e 6 metros de altura, fascinante não apenas pelo seu tamanho, mas também por sua sofisticação, pois é toda trabalhada a mão com bordados e aplicações em seda e ouro.

20170720_132512.jpg
"Two Dancers"
 Edgar Degas, 1898.

Reaberta desde 2010, a "Galeria dos Novos Mestres" está localizada no Museu Albertinum, um belíssimo e imponente prédio do século XIX junto ao "Terraço de Brühl" (Brühlschen Terrasse) no centro histórico de Dresden. Em exposição estão cerca de 300 pinturas selecionadas dentre uma rica coleção de quase 3 mil obras de arte do início do século XIX até os dias de hoje, passando pelo Romantismo alemão, Impressionismo e Modernismo. Dentre os artistas expostos, nomes como  Paul Gauguin, Otto Dix, Edgar Degas, Vincent van Gogh e Claude Monet. No mesmo museu se encontra também a "Colecao de Esculturas de Dresden" e com a mesma entrada é possível se visitar as duas exposições. 

download.jpeg
800px-Paul_Gauguin_144.jpg

O Panometer é um museu completamente diferente de tudo que você já viu! Um painel imenso com  27 metros de altura em 360° que recria a cidade de Dresden em tamanho real, com figuras históricas ilustres e detalhes incrivelmente realistas. A exposição é o resultado de um trabalho de anos do artista plástico Yadegar Asisi e a ambientação (iluminação, sonoplastia) ajudam a criar uma sensação singular de viagem no tempo. É absolutamente impressionante! A exposição se alterna durante o ano entre dois momentos históricos de grande importância para a Dresden: o período barroco, época de grande crescimento e riqueza da cidade e o bombardeio de 1945, no final da II Guerra Mundial, quando Dresden é arrasada pelas tropas aliadas. Além da imagem em 360° no ambiente principal, o museu também conta com uma exposição temática de acordo com o período recriado.

P1020082_edited.jpg
IMG-20171208-WA0039_edited.jpg
P1020085_edited.jpg
Exposição Dresden barroca
P1020080.JPG

O museu "Terra Mineralia" não fica localizado diretamente em Dresden, e sim na pequena e pitoresca cidade de Freiberg, a cerca de 40 km de Dresden e só posso dizer que vale a pena percorrer cada centímetro desta distancia para uma visita. Considerado um dos maiores e mais belos museus de minerais, pedras preciosas e meteoritos do mundo, o Terra Mineralia conta com cerca de 3.500 itens expostos de procedência de vários países de todo o mundo, inclusive com várias pedras do Brasil, mas também de países da Asia, África, Américas, Austrália e, claro, Europa. Para os amantes da geologia é um passeio imperdível, mas recomendo a todos! A coleção é esteticamente magnífica e surpreendente pela sua  profusão de formas, cores e texturas - todas delicadamente esculpidas pela própria natureza.

A exposição é dividida em duas partes: a coleção de pedras e minerais alemães e a coleção internacional (esta muito maior e impressionante), ambas localizadas no interior do belo Castelo de Freudenberg. 

IMG-20171129-WA0025.jpg
IMG-20171129-WA0005.jpg
IMG-20171129-WA0021.jpg
IMG-20171129-WA0038.jpg
IMG-20171129-WA0007_edited.jpg
IMG-20171129-WA0008_edited.jpg
Grünes Gewölbe
Porzellansammlung
Alte Meister
Salao da Mtm

A Pinacoteca dos Mestres Antigos  é uma renomada coleção de obras de arte exposta no Zwinger, em Dresden, e conhecida no mundo todo . Ela abriga um impressionante acervo com  pinturas dos séculos XV ao XVIII com grandes nomes da história da arte como Raffaello, Botticelli, Rembrandt, Giorgione, Rubens, Correggio e Ticiano.  É considerada uma das mais importantes pinacotecas da Alemanha, com destaque para o conjunto de obras do período renascentista italiano, embora também tenha importantes obras holandesas, flamencas e, claro, alemãs. 

rafael-madona-sistina-a.jpg
Giorgione_-_Sleeping_Venus_-_Google_Art_
Os anjos de Rafaello, detalhe da obra "Madona Sistina", 1512.
"Venus Adormecida", Giorgioni, 1510.
Correggio_Die_Heilige_Nacht_1522-1530.jp
"Adoração do Pastores", Correggio, 1530.
Liotard_Schokoladen_Maedchen (1).jpg
"A Bela Chocolateira",
Jean-Étienne Liotard, 1744.
Camara Turca
Neue Meister
Panometer
Terra Mineralia
bottom of page